Plenário aprova novo pedido de homenagem a Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, pelos seus 50 anos de nomeação.


Na tarde desta quarta-feira (6), o Plenário do Senado Federal aprovou por unanimidade mais um pedido de homenagem ao ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli. O requerimento, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e de outros parlamentares, celebra a trajetória do engenheiro agrônomo nascido em Bambuí (MG), que completaria 50 anos de sua nomeação para o cargo de chefe do Ministério da Agricultura no próximo dia 15.


Alysson Paolinelli, que faleceu em junho de 2023 aos 86 anos, ocupou o cargo de ministro de 1974 a 1979 e deixou um importante legado para o setor agropecuário brasileiro. Durante sua gestão, foi fundamental na criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e na implantação de um programa de bolsas de estudos que beneficiou mais de 3 mil estudantes brasileiros em centros de pesquisa agrícola ao redor do mundo.


Além disso, Alysson Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022, e sua relevância no campo agrícola foi reconhecida globalmente com a criação da Rede Paolinelli, que reúne instituições acadêmicas e do agronegócio em prol do reconhecimento do ex-ministro da Agricultura.


O senador Wellington Fagundes destacou a importância de Paolinelli para o desenvolvimento da agricultura nacional, afirmando que o ex-ministro foi um visionário que transformou o Brasil em uma potência agroalimentar, garantindo a segurança alimentar não apenas no país, mas em nível global.


Em fevereiro, o Senado já havia aprovado um pedido de homenagem a Alysson Paolinelli, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Agora, está prevista uma sessão especial conjunta para homenagear o ex-ministro, em data a ser agendada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo