Definição do comando de 19 comissões da Câmara dos Deputados acontece; 11 restantes serão decididas na próxima semana

Nesta quarta-feira (6), o controle de 19 das 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados foi definido. Esses colegiados são responsáveis por analisar as propostas protocoladas na Casa, além de realizar debates relativos aos seus objetos. A eleição para o comando das outras 11 comissões está prevista para a próxima semana.

Um dos destaques desse processo foi a definição do comando da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), considerada a mais importante da Casa. A deputada Caroline de Toni (PL-SC) foi escolhida para liderar a CCJ, ao receber 49 votos favoráveis e nove em branco.

Outra comissão relevante é a de Trabalho, que ficará sob a liderança do deputado Lucas Ramos (PSB-PE). Criada no ano passado, esse colegiado tem a atribuição de analisar e debater a legislação relacionada à política salarial, regulamentação das profissões, segurança e medicina do trabalho, políticas de emprego e de aprendizagem, direito de greve, sindicalismo e Justiça do Trabalho.

Além disso, diversos deputados foram eleitos para presidir diferentes comissões, como Pedro Aihara na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Glauber Braga na Comissão de Legislação Participativa, Pastor Eurico na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, entre outros.

Vale ressaltar que as comissões de Turismo, Minas e Energia, e de Defesa dos Direitos da Mulher já foram instaladas, mas as eleições para a presidência foram adiadas. A Comissão de Defesa da Mulher, por exemplo, marcou a eleição para a presidência para a próxima quarta-feira (13).

As eleições das demais comissões que ainda não definiram seus presidentes devem ocorrer ao longo da próxima semana, abrangendo temas como Desenvolvimento Urbano, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros.

Esse processo de definição das comissões na Câmara dos Deputados reflete a importância do debate e da análise de propostas para o futuro do país, evidenciando a diversidade de temas e a responsabilidade dos parlamentares em conduzir esses colegiados de forma democrática e transparente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo