Prefeitura de Ubatuba decreta situação de emergência devido a estragos provocados pelas chuvas no litoral norte de São Paulo

A prefeitura de Ubatuba, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, decretou situação de emergência devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região ao longo desta semana. O decreto terá validade por 180 dias, visando desburocratizar procedimentos e garantir o bem-estar da população local, além de possibilitar uma resposta imediata para enfrentar a situação de emergência.

Desde a última quarta-feira, Ubatuba vem sofrendo com fortes precipitações, que resultaram em sérios danos materiais e ambientais. Na noite de quinta-feira, a ponte do Bairro Folha Seca foi atingida, deixando a comunidade isolada e levando seis pessoas a buscarem abrigo na escola Ernesmar, já que não conseguiam retornar às suas residências.

O volume de chuva registrado entre quarta e quinta-feira foi de 347 milímetros, o que provocou deslizamentos de terra na Rodovia Oswaldo Cruz, atualmente interditada, e quedas de árvores na Estrada do Monte Valério. Algumas pessoas também ficaram ilhadas, o que levou à suspensão das aulas na região.

Além de Ubatuba, o município de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo, também foi atingido pelas intensas chuvas, que resultaram em desabrigados e danos significativos. Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Francisco Henrique Camargo, as precipitações dos últimos dias superaram as expectativas para o mês de março, juntamente com a alta do rio Aguapeú.

Na Baixada Santista, em Praia Grande, as chuvas ultrapassaram a média prevista para todo o mês de março em apenas sete dias. O loteamento Jardim Alice, no Bairro Cidade da Criança, foi especialmente afetado, com deslizamentos de encostas e danos às residências e áreas públicas. Apesar dos prejuízos materiais, não houve registro de feridos.

Diante dessa situação de calamidade, as autoridades locais estão mobilizadas para prestar assistência à população afetada e iniciar os trabalhos de recuperação das áreas atingidas pelas chuvas. A comunidade de Ubatuba e regiões vizinhas esperam que as medidas emergenciais possam trazer alívio e segurança para todos os moradores afetados por essa situação adversa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo