Comitiva belga visita o Ceará em busca de parcerias na produção de energia renovável no Complexo Industrial e Portuário do Pecém

Nesta segunda-feira, dia 11 de março de 2024, o Governo do Ceará recebeu uma importante comitiva de empresários da Bélgica, com o intuito de explorar novas oportunidades e fortalecer parcerias com o Estado, especialmente no que se refere à produção de energias renováveis. A comitiva já havia visitado algumas universidades na Capital e estava programada para conhecer o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) no dia seguinte.

Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial da Chefia de Gabinete, Nelson Martins, ressaltou a relevância das parcerias nesta área em crescimento. Ele enfatizou a importância de investimentos conjuntos entre o Governo, a sociedade civil e as empresas privadas para impulsionar o setor de energias renováveis.

A cônsul-geral da Bélgica no Brasil, Caroline Mouchart, também esteve presente na comitiva e destacou o interesse do país europeu em firmar parcerias com o Ceará, elogiando a hospitalidade recebida no Estado. Ela ressaltou os laços de amizade e colaboração históricos entre a Bélgica e o Brasil e falou sobre os setores nos quais as empresas belgas estão presentes, como siderurgia e transporte de energia.

Caroline Mouchart ainda anunciou uma grande missão econômica para o Brasil no final de 2024 e manifestou a intenção de realizar essa missão em parceria com o Ceará. A comitiva belga cumpriu uma agenda movimentada durante sua visita, tendo também a oportunidade de conhecer o Porto do Pecém.

Ao todo, 35 empresas assinaram memorandos de entendimento com o Ceará com o objetivo de produzir H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. Além disso, o Estado possui quatro pré-contratos firmados nesse sentido.

Diversas autoridades cearenses estiveram presentes nas reuniões, incluindo as secretárias de Estado do Planejamento e Gestão, Sandra Machado, e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Medeiros. A secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, destacou a importância do interesse internacional voltado para o Estado no contexto da transição energética, reforçando a relevância das parcerias para o desenvolvimento sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo