Espetáculo “A Paixão de Tito” celebra memória do frei cearense com participação do público no Cineteatro São Luiz em Fortaleza

Na última sexta-feira, dia 11 de março de 2024, o Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, foi palco de um espetáculo singular e emocionante. Com a apresentação única de “A Paixão de Tito”, solo interpretado por Gabriel Castro Cavalcante e dirigido por Juarez Guimarães Dias, o público foi convidado a celebrar a memória do frei cearense Frei Tito de Alencar Lima, morto durante a Ditadura Militar.

A peça, que integra a programação do Curta Mais Teatro, propôs uma experiência marcante e envolvente, contando a história de Frei Tito e convidando a plateia a participar ativamente da encenação. Com elementos de performance e ritual, o espetáculo cruzou as trajetórias do artista, do frade e de Jesus, compartilhando com o público o vinho, o pão e a palavra desses cristãos que ecoam de forma iluminada nos dias atuais.

Gabriel Castro Cavalcante, celebrando 25 anos de carreira, destacou a relevância emocional e pessoal deste trabalho, que remete às suas raízes e a uma bandeira hasteada por Frei Tito. Através de uma dramaturgia baseada em biografias e textos do próprio Frei Tito, a peça se propôs a ser um verdadeiro réquiem em homenagem à sua “paixão”.

A profundidade e sensibilidade do espetáculo não passaram despercebidas pelo público, que se viu imerso em um momento de reflexão e reverência à memória de Frei Tito. A proposta da dramaturgia, que busca resgatar valores de comunidade e comunicação, encontrou eco na participação ativa dos espectadores, que acompanharam os passos do frei desde seu nascimento até o trágico episódio de seu exílio na França.

“A Paixão de Tito” é fruto de um trabalho contínuo e dedicado, iniciado em 2019 no projeto “Rascunhos de Cena” do Galpão Cine Horto. Desde então, a peça tem percorrido diferentes espaços, levando sua mensagem e emoção a públicos variados, em uma abordagem descentralizadora e democrática.

Com uma ficha técnica impecável, que inclui nomes como Juarez Guimarães Dias na direção e Gabriel Castro Cavalcante na atuação e produção, o espetáculo “A Paixão de Tito” prometeu e cumpriu emocionar e impactar quem teve a oportunidade de vivenciá-lo naquela noite especial no Cineteatro São Luiz. Uma celebração à memória, à fé e à resistência de um homem que, mesmo diante das adversidades, encontrou força para fazer de sua vida uma mensagem de amor e esperança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo