Projeto de Lei garante leito de UTI em hospital privado para idosos sem plano de saúde, propõe Júnior Mano na Câmara dos Deputados.



12/03/2024 – 09:57

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Júnior Mano pretende assegurar atendimento aos idosos

O Projeto de Lei 5345/23 assegura às pessoas com 80 anos ou mais e sem plano de saúde o direito a leito em unidade de terapia intensiva (UTI) de hospital privado quando não houver vaga em instituição pública. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

De acordo com o texto, o custo do tratamento será pago com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto deixa claro, no entanto, que a previsão de atendimento em UTI privada não retira dos hospitais públicos a obrigação de priorizar atendimentos a idosos sem plano de saúde.

“A medida visa reduzir desigualdades, assegurando que idosos, especialmente os em situação de vulnerabilidade financeira, não sejam privados do atendimento emergencial de qualidade”, argumenta o autor da proposta, deputado Júnior Mano (PL-CE).

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar



Júnior Mano propõe projeto de lei para garantir atendimento hospitalar a idosos sem plano de saúde:

Na última segunda-feira, o deputado Júnior Mano (PL-CE) apresentou o Projeto de Lei 5345/23 na Câmara dos Deputados. A proposta tem como objetivo assegurar que pessoas com 80 anos ou mais e sem plano de saúde tenham direito a leito em unidade de terapia intensiva (UTI) de hospital privado, caso não haja vagas em instituições públicas disponíveis.

De acordo com o texto, o custo do tratamento seria coberto com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), visando reduzir desigualdades e garantir atendimento de qualidade aos idosos em situação de vulnerabilidade financeira. O projeto ressalta que a prioridade de atendimento em UTIs privadas não exclui a obrigação dos hospitais públicos de atender idosos sem plano de saúde.

A medida proposta pelo deputado Mano busca garantir que os idosos, especialmente os mais vulneráveis, não sejam privados de atendimento emergencial. A discussão em torno do PL 5345/23 será encaminhada para análise nas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Saúde, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania, seguindo o rito de tramitação conclusivo da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo