Senado aprova projeto que estabelece jornada escolar integral de sete horas diárias para a educação básica





Senado aprova projeto de lei para implementação da educação em tempo integral

Na última terça-feira (12), o Senado Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Senado (PLS 756/2015) que estabelece normas para a implementação da educação em tempo integral nas escolas do país. A proposta, que agora segue para análise na Câmara dos Deputados, determina uma jornada escolar de sete horas diárias ou 35 horas semanais para a educação básica em tempo integral.

De acordo com o projeto, as escolas que adotarem o modelo de educação em tempo integral deverão elaborar um projeto político-pedagógico com uma matriz curricular integrada que contemple atividades educacionais, culturais, esportivas, recreativas e de educação profissional. O objetivo é oferecer aos estudantes uma formação mais completa e abrangente, que vá além das disciplinas tradicionais.

A aprovação do PLS 756/2015 representa um avanço significativo no cenário educacional brasileiro, uma vez que a educação em tempo integral é vista como uma maneira eficaz de promover a inclusão social, ampliar as oportunidades de aprendizado e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Com a implementação dessas novas diretrizes, espera-se que a qualidade da educação no país seja elevada e que mais estudantes tenham acesso a uma formação de excelência.

Agora, cabe aos deputados federais analisarem e votarem o projeto, para que ele possa ser transformado em lei e promover as mudanças necessárias no sistema educacional brasileiro. A expectativa é de que a proposta seja recebida de forma positiva na Câmara dos Deputados e que sua aprovação aconteça em breve, possibilitando a implantação da educação em tempo integral em escolas de todo o país.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo