Pacientes recebem mensagens de esperança e conforto em ação humanizada no Hospital Regional do Sertão Central

No último dia 13 de março, às 08:50, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) promoveu uma ação emocionante em comemoração ao Mês da Mulher. O Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp) organizou a entrega de cartas com mensagens de reflexão, esperança e conforto, escritas por alunos da rede estadual de ensino de Quixeramobim. As cartas foram endereçadas às 80 pacientes internadas na unidade de saúde, como uma forma de proporcionar um momento especial em meio ao período de internação.

As pacientes, que estavam há dias no hospital, foram surpreendidas com as cartas entregues em seus leitos. Muitas delas se emocionaram e se sentiram reconfortadas com as palavras de encorajamento. Antônia Bárbara de Sousa, uma das pacientes atendidas, destacou o quanto a mensagem recebida a fortaleceu em um momento tão delicado. Já Samara Pereira dos Santos, outra internada, revelou que a carta a fez sentir amparada e renovou suas esperanças.

A ação também contou com a participação de colaboradores do setor administrativo do HRSC, que contribuíram com a escrita de algumas cartas. No entanto, a maior parte dos textos foi produzida pelos alunos da Escola de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim. A professora Rayane Fernandes, responsável pelo projeto, destacou a importância da atividade para o desenvolvimento das habilidades dos alunos, além de promover uma ação social significativa.

A iniciativa foi coordenada pela enfermeira Cynara Nobre, do Nexp do HRSC, que se inspirou na filosofia do médico Patch Adams, defensor do atendimento humanizado. O presidente do Nexp, Elisfabio Duarte, ressaltou a importância de promover momentos como esse, que contribuem para a humanização do cuidado em saúde e marcam de forma positiva a experiência das pacientes. A ação mostrou que gestos simples, como uma carta de apoio, podem fazer toda a diferença na vida de quem está enfrentando um momento difícil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo