Agricultura feminina em debate na CRA: Mulheres rurais discutem produção e inserção política em audiência pública.




Audiência Pública sobre Mulheres Rurais na CRA

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza nesta quarta-feira (20), às 14h, audiência pública interativa sobre o tema “Mulheres rurais: da produção à política”.

A iniciativa é da senadora Teresa Leitão (PT-PE). No requerimento que apresentou (REQ 5/2024), Teresa ressalta que a atuação das mulheres nos movimentos sociais promove seu reconhecimento como sujeito político e valoriza a sua participação no combate às opressões.

“As lutas das mulheres rurais no combate às opressões históricas são propagadas por movimentos como a Marcha das Margaridas, que no ano de 2023 reuniu mais de 100 mil mulheres agricultoras de todo o Brasil na capital federal. Dentre as pautas propostas por esse movimento para o Legislativo brasileiro, os pontos centrais apontados são: a erradicação da fome; o combate às injustiças, à crise ambiental, às violências nas mais diversas dimensões e às desigualdades de classe, gênero e raça”.

A senadora avalia que há conquistas a serem celebradas, como o reconhecimento das mulheres rurais enquanto trabalhadoras da agricultura familiar. Mas que é preciso avançar, segundo ela, nas discussões sobre os obstáculos impostos à consideração delas como agentes sociais e políticos, “com o escopo de romper com as desigualdades”.

O debate contará com a participação, já confirmada, da diretora de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Lizane Ferreira Soares; da diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Selma Lúcia Lira Brandão; e da vereadora da Câmara Municipal de Terenos (MS), Lucilha de Almeida, que será ouvida por vídeoconferência.

A CRA ainda aguarda a confirmação da secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carmen Helena Ferreira Foro; da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Mazé Morais; da ouvidora nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ana Lúcia Aparecida da Silva; e de representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

A audiência pública será realizada na sala 7 da ala Alexandre Costa.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo