Governo do Ceará inaugura Escola de Socioeducação em Fortaleza para formação e valorização dos profissionais do Sistema Socioeducativo

No dia 18 de março de 2024, o Governo do Ceará marcou mais um importante passo ao inaugurar a primeira Escola de Socioeducação do Estado. O equipamento, vinculado à Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), está localizado no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, e a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, entre outros. O governador Elmano de Freitas também foi representado no evento.

A Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira tem como objetivo oferecer cursos, palestras e workshops em diversos temas para os servidores do sistema socioeducativo que atuam nos Centros Socioeducativos do Estado, bem como para os profissionais da Seas. Serão abordadas questões como justiça restaurativa, cultura de paz, saúde mental, igualdade racial, entre outros.

A Escola pretende ser um ambiente de formação e valorização dos profissionais envolvidos, com investimentos de R$ 724.271,52. A vice-governadora Jade Romero destacou a importância do espaço para a formação contínua dos servidores, ressaltando que em breve serão abertas 1.080 vagas para o Sistema.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, enfatizou que a Escola é um marco histórico e resultado dos avanços do Sistema Socioeducativo. Ele mencionou que o Ceará tem sido referência nesse aspecto, sendo procurado por outros estados para conhecer sua metodologia de trabalho.

A Escola é composta por diversas instalações, incluindo salas de aula, biblioteca, auditório, e conta com uma programação de atividades para o ano todo. A coordenadora do equipamento, Jéssica Muriel, acredita que a Escola será fundamental para apoiar o trabalho dos profissionais em Fortaleza e em outras regiões.

A Seas é responsável por executar as medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, além de articular com os municípios para as medidas de meio aberto. O foco da instituição está no desenvolvimento de metodologias e práticas restaurativas para os jovens em cumprimento das medidas socioeducativas, alinhadas às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A inauguração da Escola de Socioeducação representa um passo significativo para a valorização e capacitação dos profissionais que atuam nessa área, contribuindo para um sistema socioeducativo mais eficiente e humano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo