Cristiane Ribeiro, jornalista da Rádio Nacional, é homenageada por sua trajetória antirracista na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A jornalista da Rádio Nacional, Cristiane Ribeiro, foi homenageada nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A moção honrosa é um reconhecimento da trajetória profissional e de vida de Cristiane, destacando seu compromisso com a luta antirracista. Em um discurso emocionado, Cristiane expressou seu orgulho pela homenagem recebida, afirmando que é um incentivo para que novos profissionais, especialmente os negros, sigam firmes e dignos diante das adversidades enfrentadas.

Segundo a jornalista, ao longo de sua carreira, ela frequentemente se viu como a única jornalista negra em diversas coberturas e redações por onde passou. Apesar das discriminações sofridas, Cristiane nunca se deixou abater, mantendo seu profissionalismo, ética, educação e respeito ao próximo como valores fundamentais. Ela ressalta a importância de seus textos serem fontes de informações corretas e de qualidade, que permitem aos ouvintes e leitores compreenderem os fatos relatados.

O vereador Edson Santos (PT), autor da homenagem, destaca a relevância de dar visibilidade à tradição, protagonismo e saberes ancestrais. Durante a sessão, Santos citou um verso da música “Pai Grande” de Milton Nascimento, lançada há mais de 50 anos, que fala sobre amizade e esperança por transformações sociais.

Com 62 anos de idade e 40 anos de carreira jornalística, Cristiane Ribeiro trabalha na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) há 37 anos. Além da EBC, ela tem passagens pelas redações de veículos renomados como O Globo, Correio Braziliense e Última Hora. Junto com Cristiane, outros profissionais negros que atuam em diversas áreas, como música, dramaturgia, trabalhos sociais, saúde e educação, também foram homenageados durante a cerimônia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo