Estudantes do CadÚnico recebem chips de internet pelo programa Internet Brasil para favorecer aprendizado e retenção escolar em escolas públicas.

Na última terça-feira, o Governo Federal anunciou que estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais irão receber chips para acesso à internet por meio do programa Internet Brasil. A iniciativa, promovida pelos ministérios das Comunicações e da Educação, visa beneficiar alunos da educação básica da rede pública de ensino que se enquadram nesse perfil.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o principal objetivo do programa é democratizar o acesso à informação, contribuindo para a redução da evasão escolar e possibilitando a implementação de novos formatos de ensino. Inicialmente, a ação contemplou estudantes de escolas públicas que fazem parte do Programa Nordeste Conectado, beneficiando unidades de ensino de diversas cidades, como Caicó, Campina Grande, Caruaru, Juazeiro, Mossoró e Petrolina.

Posteriormente, o programa foi expandido para atender alunos de seis municípios de Minas Gerais, incluindo Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia. E, recentemente, na última expansão divulgada, o Internet Brasil passou a abranger estudantes das redes estaduais de ensino do Amapá, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte.

Essa ação do governo se torna ainda mais relevante em um momento em que a educação à distância se tornou uma realidade para muitos estudantes devido à pandemia de Covid-19. O acesso à internet é fundamental para que os alunos possam continuar seus estudos e se manterem conectados com os conteúdos educacionais.

Com a ampliação do programa Internet Brasil, espera-se que cada vez mais estudantes tenham a oportunidade de acessar a internet e, assim, garantir o seu direito à educação e ao conhecimento. Essa iniciativa representa um passo importante na promoção da inclusão digital e na busca por uma educação mais igualitária e acessível a todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo