Senado aprova projeto que altera cálculo de investimentos mínimos em educação para considerar despesas liquidadas, proposta segue para a Câmara dos Deputados

No dia 29 de março, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou um projeto de lei que promete mudar a forma como o poder público calcula os valores mínimos a serem investidos na educação. O PL 3.224/2023, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR), propõe que as despesas liquidadas sejam consideradas no cálculo, ao invés das despesas empenhadas. O relatório do projeto foi feito pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

Essa proposta, caso não seja contestada, seguirá para a Câmara dos Deputados depois de passar pelo Plenário do Senado. O projeto de lei tem como objetivo trazer mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos na área da educação, garantindo que o dinheiro destinado seja de fato utilizado nas despesas realizadas, e não apenas reservado para futuros gastos.

Essa mudança no cálculo dos valores mínimos a serem investidos na educação é vista como um avanço significativo para o setor, pois possibilita uma análise mais precisa do real investimento feito pelo poder público nessa área tão importante para o desenvolvimento do país. Além disso, a proposta contribui para uma gestão mais responsável e eficaz dos recursos públicos, evitando possíveis desvios e garantindo que o dinheiro seja realmente aplicado onde é necessário.

Com essa aprovação na CAE, o projeto de lei ganha destaque e chama a atenção para a importância de uma fiscalização mais rigorosa e transparente dos investimentos em educação. A sociedade espera que essas mudanças tragam benefícios concretos para a qualidade do ensino e para o futuro das novas gerações.

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