Comissão de Relações Exteriores aprova criação de grupos parlamentares Brasil-Japão e Brasil-Síria visando fortalecer laços comerciais e culturais.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta semana, a criação de dois novos grupos parlamentares de grande importância para as relações do Brasil com outros países. O Grupo Parlamentar Brasil-Japão (PRS 72/2023) foi proposto pela deputada Damares Alves, do partido Republicanos, representante do Distrito Federal. Segundo a parlamentar, a iniciativa visa fortalecer os laços entre o Brasil e o Japão, que é um dos principais parceiros comerciais da nossa nação. Além disso, Damares ressaltou a relevância da comunidade de nipodescendentes no Brasil, que reúne cerca de 2 milhões de pessoas, e destacou a importância de promover a interação e o diálogo entre os dois países.

O segundo grupo parlamentar aprovado foi o Grupo Parlamentar Brasil-Síria (PRS 20/2022), proposto pelo deputado Esperidião Amin, filiado ao Partido Progressista (PP) e representante de Santa Catarina. A criação desse grupo visa estreitar os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e a Síria, fortalecendo as relações bilaterais e promovendo o entendimento mútuo entre os dois países. Amin ressaltou a importância de manter um diálogo constante com a Síria, especialmente em tempos de desafios globais e crises internacionais.

Com a aprovação desses dois grupos parlamentares, a Comissão de Relações Exteriores reafirma o compromisso do Congresso Nacional em promover uma política externa ativa e colaborativa, que busque o fortalecimento das relações do Brasil com outras nações. A criação desses grupos reflete a importância do diálogo e da cooperação internacional, contribuindo para o desenvolvimento mútuo e a promoção da paz e da estabilidade no cenário global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo