Crescimento acelerado: PIB do Ceará tem alta de 5,14% no último trimestre de 2023, superando média nacional

No último dia 21 de março de 2024, o Ceará surpreendeu positivamente ao apresentar um crescimento de 5,14% no Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos três meses de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Esses números superam a média nacional, que registrou um aumento de 2,1% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo estadual.

A análise comparativa do quarto trimestre de 2023 com o terceiro trimestre do mesmo ano revela que o PIB cearense teve uma elevação de 1,62%, enquanto o PIB brasileiro permaneceu estável, com 0,0% de crescimento. Em todo o ano de 2023, o Ceará acumulou um crescimento de 2,42%, ligeiramente abaixo dos 2,9% registrados em nível nacional.

Para o ano de 2024, a previsão é que o estado mantenha a tendência de crescimento, com uma estimativa de alta de 2,31%, superior à previsão para o PIB brasileiro, que é de 1,78%, de acordo com o Boletim Focus do Banco do Brasil. No que diz respeito aos setores que compõem o PIB, os Serviços se destacaram no Ceará, com um crescimento de 3,4%, superior aos 2,4% alcançados em nível nacional.

A Indústria cearense também teve um desempenho positivo, com um aumento de 1,09%, enquanto a Agropecuária apresentou um índice negativo de 6,40%. Os dados mostram que o Ceará está se destacando no cenário econômico nacional, impulsionado principalmente pelo setor de Serviços.

Além do Ceará, outros dez estados brasileiros também realizam o cálculo do PIB e fornecem indicadores sobre o desempenho da economia a curto prazo. No entanto, é importante ressaltar que essas informações e resultados são preliminares e estão sujeitos a revisões quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo