Projeto de Lei propõe local específico para julgamento de casos de estelionato virtual em tramitação na Câmara dos Deputados




Projeto de Lei propõe julgamento de crimes virtuais em locais específicos

21/03/2024 – 14:22

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Jonas Donizette tem como objetivo acelerar o processo de julgamento de crimes virtuais.

O Projeto de Lei 476/24 apresenta novos dispositivos ao Código de Processo Penal com o intuito de definir o local adequado para o julgamento de casos de estelionato praticados em meios virtuais. Atualmente em análise na Câmara dos Deputados, a proposta tem como foco a agilidade no processo judicial.

O projeto define como meio virtual qualquer tipo de comunicação ou transação realizada através da internet, redes sociais, aplicativos e plataformas similares. A partir disso, a definição do tribunal competente para o julgamento do caso seguirá a seguinte lógica:

  • Se a vítima realizou depósito em dinheiro, a competência será determinada pelo local da agência bancária onde os recursos foram destinados;
  • No caso de transferência bancária, a competência será atribuída ao local da agência bancária da vítima.

Atualmente, segundo o código em vigor, a competência para o processo e julgamento é determinada basicamente pelo local onde a infração foi consumada, ou, em casos de tentativa, pelo local do último ato de execução.

O deputado autor do projeto, Jonas Donizette (PSB-SP), afirmou que a proposta busca garantir maior eficiência e rapidez nos processos judiciais, levando em consideração a especificidade das transações eletrônicas.

Próximos passos
O projeto seguirá em tramitação com caráter conclusivo, sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Da Reportagem/RM
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo