Forte chuva causa inundação no centro histórico de Petrópolis, Defesa Civil recomenda fechamento do comércio e alerta para pontos de risco

Nesta sexta-feira (22), a Defesa Civil de Petrópolis emitiu um comunicado recomendando o fechamento do comércio no centro histórico da cidade devido à inundação ao longo da Rua do Imperador. A medida foi tomada devido ao histórico de desastres relacionados a temporais na região serrana do Rio de Janeiro.

A Rua do Imperador, uma das principais vias do centro da cidade e localizada próxima ao Museu Imperial, antiga residência da Família Imperial Brasileira, foi tomada pelas águas, levando a Defesa Civil a classificar a chuva como muito forte e entrar em estágio operacional de alerta.

Para garantir a segurança da população, o sistema de sirenes do primeiro distrito da cidade foi acionado, abrangendo áreas como São Sebastião, Vila Felipe, Dr. Thouzet, Independência e 24 de Maio. A Defesa Civil orientou a população a se dirigir aos pontos de apoio, que estão abertos desde a noite anterior, e pediu que todos fiquem atentos às atualizações.

Segundo o professor Paulo Canedo, especialista em gestão de recursos hídricos da Coppe/UFRJ, Petrópolis é uma das cidades mais vulneráveis a fortes temporais devido aos três rios que cortam o centro. O rio Piabanha é o único que consegue suportar um extravasamento, enquanto os rios Quitandinha e Palatinato transbordam com facilidade mesmo em chuvas não tão intensas.

Diante da situação de alerta, a população de Petrópolis precisa estar atenta e seguir as orientações das autoridades para garantir a sua segurança e minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo