População brasileira mostra preocupação com a falta de cuidado da água, aponta pesquisa da The Nature Conservancy Brasil.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil trouxe à tona a preocupante realidade sobre o cuidado da água no Brasil. De acordo com o estudo intitulado “A Percepção dos Brasileiros sobre Segurança Hídrica”, a maioria da população do país demonstra uma avaliação negativa em relação à utilização e preservação desse recurso natural vital.

Os dados divulgados no Dia Mundial da Água revelam que 73% dos brasileiros consideram a água um recurso bastante utilizado, porém pouco cuidado. Além disso, 58% da população está extremamente preocupada com a escassez de água, sendo o consumo excessivo e o desperdício apontados como os principais motivos desse problema, na opinião de 27% dos entrevistados.

É interessante notar que, conforme a pesquisa, as pessoas com menor grau de escolaridade tendem a atribuir a falta de água à escassez de chuvas, enquanto indivíduos mais educados enfatizam os problemas de gestão. Ainda segundo o estudo, 68% dos participantes acreditam que evitar o desperdício é a medida mais importante que as empresas devem adotar para proteger as nascentes e as bacias hidrográficas.

A pesquisa, realizada pela Ipsos a pedido da The Nature Conservancy Brasil, ouviu 1.499 pessoas de diferentes classes sociais e regiões do país. O levantamento aponta a necessidade de conscientização da população sobre a importância da preservação da natureza para garantir a segurança hídrica, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.

Dentre as preocupações ambientais apontadas pelos brasileiros, os eventos climáticos extremos relacionados à água, como secas e enchentes, destacam-se como a principal questão de interesse, mencionada por 83% dos entrevistados. O estudo também aponta que as populações menos favorecidas têm menos consciência da relação entre problemas ambientais e mudanças climáticas do que indivíduos mais privilegiados.

Em relação às soluções para garantir a segurança das águas, a recuperação florestal foi apontada por 45% dos entrevistados como a medida mais indicada, seguida pela fiscalização das leis (53%) e programas de educação ambiental (50%). A gestão integrada dos recursos hídricos, envolvendo governos, sociedade civil e empresas, também foi destacada como uma ação fundamental para assegurar a segurança hídrica.

Apesar das possíveis soluções apontadas, a pesquisa revelou que 70% da população entrevistada nunca ouviu falar sobre os comitês de Bacia Hidrográfica, podendo indicar a necessidade de maior divulgação e conscientização sobre essas entidades responsáveis pela gestão descentralizada visando à melhoria da qualidade da água no país.

Diante desse cenário preocupante, fica evidente a urgência de ações concretas e efetivas para promover a conscientização e a preservação dos recursos hídricos no Brasil, visando garantir a segurança e o acesso sustentável à água para as atuais e futuras gerações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo