Presos mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes em sessão solene na Câmara dos Deputados. União Brasil expulsa deputado acusado.




Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem a Marielle Franco

26/03/2024 – 11:25

YouTube

A Câmara dos Deputados realiza, neste momento, uma sessão solene em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, brutalmente assassinados em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. O evento marca o sexto aniversário do trágico crime que chocou o país.

No último domingo (24), a polícia prendeu três indivíduos acusados de serem os mandantes do assassinato, incluindo o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ), que anteriormente ocupava o cargo de vereador na cidade. Após a prisão, o deputado foi expulso do União Brasil pela Executiva Nacional do partido.

Em comunicado, o partido informou que, apesar de filiado, Chiquinho Brazão já havia se distanciado da legenda e solicitado sua desfiliação junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Além do político, outras duas pessoas foram presas: o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Domingos Brazão, irmão de Chiquinho, e o delegado da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa.

A sessão solene foi solicitada pela deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) e está ocorrendo no Plenário da Câmara. Quatorze outros deputados assinaram o requerimento para a realização do evento dedicado à memória de Marielle e Anderson.

Talíria destacou a atuação de Marielle Franco como uma defensora dos direitos humanos e ressaltou a importância de reconhecer a violência e a perseguição enfrentadas por agentes políticos em todo o país, especialmente mulheres, negros e membros da comunidade LGBTI+.

“O atentado contra a vida de Marielle e Anderson representa um ataque ao exercício democrático do mandato parlamentar, à integridade da democracia e ao próprio Legislativo brasileiro”, lamentou a deputada.

Da Redação – ND


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo