Sessão solene na Câmara lembra Marielle Franco e Anderson Gomes e pede justiça após seis anos do assassinato







Artigo sobre Sessão Solene em Homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes

26/03/2024 – 14:15

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Sessão solene em homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados há seis anos

Uma sessão solene realizada nesta terça-feira (26) na Câmara dos Deputados lembrou os seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e do seu motorista, Anderson Gomes, ocorrido na noite de 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. O evento reuniu parlamentares e demais participantes em uma cerimônia emocionante.

Os presentes celebraram o avanço das investigações, que resultaram na prisão dos suspeitos de serem os mandantes dos homicídios. No entanto, ressaltaram a importância de manter a mobilização para assegurar a condenação dos responsáveis pelo crime, buscando uma justiça completa e efetiva.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou: “É preciso fazer justiça, e que ela seja completa”. As palavras da viúva de Anderson, Agatha Amaus, que participou virtualmente, ecoaram a necessidade de uma justiça forte e incisiva.

Deputada Gleisi Hoffmann foi mais incisiva e demandou uma ‘investigação da investigação’, questionando o tempo necessário para se chegar aos mandantes do crime depois de seis longos anos de espera.

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Deputadas Benedita da Silva; Talíria Petrone, Luiza Erundia e Maria do Rosário

Estado e crime organizado
No último domingo (24), a Polícia Federal prendeu três pessoas acusadas de serem mandantes: o deputado federal Chiquinho Brazão (RJ), o irmão de Chiquinho e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ), Domingos Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa. Todos negam envolvimento no crime.

A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), responsável pela solicitação da homenagem, enfatizou que o desfecho da investigação desnudou a relação entre o Estado brasileiro e o crime organizado, como milícias e facções. Outros parlamentares presentes destacaram que a investigação obteve avanços significativos durante o governo Lula, que priorizou o apoio à Polícia Federal no caso.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, frisou que o assassinato de Marielle e Anderson marcou um período de degradação institucional da sociedade brasileira, revelando as entranhas de um estado corrupto e uma sociedade que tolera tais violências.

Demora
Fernanda Chaves, sobrevivente do atentado, criticou veementemente o estado do Rio de Janeiro por falhar na prevenção do crime e demorar para identificar os responsáveis. Ela exigiu justiça e responsabilização dos culpados, ressaltando a importância de continuar cobrando por ações concretas.

Além dos mencionados, outros parlamentares como Erika Hilton, Jandira Feghali, Tarcísio Motta, Luiza Erundina, entre outros, participaram da homenagem, reforçando a necessidade de justiça e transparência nas investigações.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Geórgia Moraes


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo