Emmanuel Macron critica acordo entre Mercosul e União Europeia em visita ao Brasil: “Precisa ser renegociado do zero”

O presidente da França, Emmanuel Macron, causou polêmica ao declarar sua posição contrária ao acordo que está sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia. Em uma reunião com empresários e ministros brasileiros, realizada em São Paulo, Macron afirmou que o acordo atual, negociado há mais de 20 anos, não contempla questões importantes, como o clima, e precisa ser renegociado do zero.

Segundo o presidente francês, o Mercosul é um “péssimo acordo” da forma como está sendo negociado atualmente. Macron enfatizou a necessidade de construir um novo acordo, mais responsável e que leve em consideração questões como o clima e a reciprocidade. Para ele, é fundamental deixar de lado um acordo antigo e buscar uma abordagem mais atualizada e alinhada com os desafios contemporâneos.

A declaração de Macron ocorreu durante sua participação no Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Esse foi apenas o primeiro compromisso do presidente francês em São Paulo, após sua presença em um evento na cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

A posição de Macron gerou repercussões tanto no Brasil quanto na União Europeia. Muitos apoiaram a postura do presidente francês, destacando a importância de considerar questões ambientais e de sustentabilidade em acordos comerciais internacionais. Outros, no entanto, manifestaram preocupação com o impacto que a renegociação do acordo pode ter nas relações comerciais entre os países envolvidos. A discussão em torno desse tema promete se estender e gerar debates acalorados nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo