Sesa promove webinar em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose com foco na Atenção Básica em Saúde

No dia 27 de março de 2024, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lançou uma importante ação de conscientização em combate à tuberculose. Essa doença ainda representa um desafio significativo para a saúde pública no Brasil. Como parte das atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Sesa irá promover um webinar direcionado para profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Assistência, com foco na Atenção Básica em Saúde. O evento está agendado para o dia 1º de abril e será realizado de forma online, a partir das 13h30, por meio de uma plataforma do Google Meet.

Organizado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig) da Sesa, em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covep), o webinar será conduzido pela enfermeira e assessora técnica do GT de Tuberculose e Hanseníase, Talyta Neves. O objetivo principal é fortalecer o conhecimento dos profissionais da saúde, especialmente aqueles que atuam na Atenção Básica, a respeito das condutas e práticas necessárias no atendimento aos pacientes com tuberculose.

O evento terá a participação de importantes lideranças da área da saúde, como o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Neto, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ana Cabral, e o médico infectologista do Hospital São José, Bruno Pinheiro. Além disso, o médico epidemiologista Carlos Garcia abordará o cenário epidemiológico da tuberculose no estado do Ceará.

É importante lembrar que o Dia Mundial da Tuberculose é celebrado em 24 de março, conforme a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS). As inscrições para o webinar serão gratuitas e estarão disponíveis no momento da transmissão, com um limite de 300 vagas. O link para participar do evento estará disponível na data e horário marcados.

Essa iniciativa da Sesa reforça o compromisso do estado do Ceará em combater a tuberculose e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento dessa doença que ainda representa um desafio para a saúde pública no país. Este webinar certamente será uma oportunidade valiosa para capacitar e informar os profissionais de saúde sobre as melhores práticas no enfrentamento à tuberculose.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo