Equipes do HRSC passam por treinamento com simulação realística para garantir segurança e qualidade no atendimento médico.

No dia 28 de março de 2024, as equipes do Laboratório do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) participaram de um treinamento de qualificação inovador utilizando o método de simulação realística. O objetivo era aprimorar as práticas de atendimento e garantir a segurança do paciente e dos processos, proporcionando um cenário idêntico ao que os profissionais encontrariam na vida real.

Durante dois dias, os colaboradores passaram por etapas de identificação segura, comunicação efetiva, técnicas de coleta, descarte seguro de resíduos, acondicionamento e transporte de amostras. O projeto EducaAtiva, desenvolvido pelo Centro de Estudos do HRSC, foi responsável por inaugurar esse treinamento.

A iniciativa contou com o apoio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e do Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). A coordenadora da SCIH, Ana Amélia Farias, e a integrante do Centro de Estudos, Patrícia Negreiros, conduziram o evento, que se destacou por utilizar metodologias ativas de aprendizagem e avaliações específicas focadas na qualidade da assistência e na segurança do paciente.

O Laboratório do HRSC, que realizou 36.995 mil exames nos dois primeiros meses do ano, funciona 24 horas por dia, contribuindo para auxiliar a rotina da assistência médica e acompanhar a evolução clínica dos pacientes. Além do treinamento constante das equipes, a qualidade dos serviços oferecidos pelo laboratório também é comprovada por certificações como a do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

O reconhecimento da excelência dos serviços do Laboratório do HRSC, que recebeu o selo de “excelente” pelo quinto ano consecutivo, atesta o alto padrão de trabalho da equipe de técnicos e biomédicos. A busca por melhorias contínuas e aprimoramento nas práticas de atendimento refletem o compromisso do HRSC em oferecer um serviço de saúde de qualidade à população de Quixeramobim e região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo