Festa Anual das Árvores 2024: Programação intensa no Ceará para conscientização e combate aos incêndios florestais.

Nesta quinta-feira, dia 28 de março de 2024, foi anunciada a realização da Festa Anual das Árvores (FAA) pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O evento, que ocorrerá de 31 de março a 7 de abril, contará com a participação de diversos municípios cearenses, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas.

As ações da FAA têm como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 3 de abril, às 9h, na Área Padre Antônio Tomás, do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, e contará com a presença do governador Elmano de Freitas.

A Secretária da Sema, Vilma Freire, ressaltou a escolha do tema “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais” para esta edição da festa. Freire explicou que as atividades humanas têm contribuído para o aquecimento global, com os incêndios florestais sendo uma das piores consequências desse fenômeno. Portanto, a preservação e o plantio de árvores são fundamentais para a conservação da vida no planeta.

Dos 184 municípios convidados, 147 se comprometeram a participar da FAA 2024, apresentando planos de trabalho para realizar atividades locais. Além disso, 106 escolas estaduais, 27 Unidades de Conservação estaduais e milhares de jovens do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) também se engajarão com a causa por meio de plantios e atividades de educação ambiental.

A Sema apoiará os parceiros fornecendo 36.000 mudas de árvores, material educomunicativo e divulgando as ações nas redes sociais. A programação oficial da FAA pode ser encontrada no site do órgão e diversas atividades serão realizadas durante os dias do evento.

Portanto, a Festa Anual das Árvores se mostra como uma importante iniciativa para conscientizar a população cearense sobre a necessidade de preservar e plantar árvores para garantir um ambiente saudável e equilibrado para as gerações futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo