Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre, revela IBGE: população desocupada atinge 8,5 milhões, alta de 4,1% trimestralmente.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28), a taxa de desemprego no Brasil, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, apresentou uma leve alta no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. Com um índice de 7,8%, a taxa ficou acima dos 7,5% registrados no trimestre anterior, finalizado em novembro de 2023.

Entretanto, essa taxa ainda demonstra uma melhora se comparada ao mesmo período do ano passado, quando atingiu 8,6%. A população desocupada no país totalizou 8,5 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 4,1% em relação ao trimestre anterior, mas uma queda de 7,5% se comparado com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, a população ocupada manteve-se praticamente estável, com um total de 100,25 milhões de trabalhadores no país. Apesar disso, houve um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que pode indicar uma ligeira recuperação no mercado de trabalho brasileiro.

Esses dados refletem a realidade do mercado de trabalho no Brasil, em um momento de recuperação econômica após os impactos da pandemia de Covid-19. Ainda que haja uma melhora em relação ao ano anterior, a taxa de desemprego continua preocupante, evidenciando a necessidade de políticas públicas e ações do governo para estimular a geração de empregos e a retomada do crescimento econômico de forma sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo