PMCE resgata coruja ferida em residência no bairro Cajazeiras em ação de resgate bem-sucedida nesta terça-feira.

Na tarde de terça-feira, dia 2 de abril de 2024, uma coruja da espécie suindara foi resgatada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) em uma residência no bairro Cajazeiras, situado na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) da Capital. A ação de resgate foi solicitada através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A equipe responsável pelo resgate foi do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da PMCE, que agiu com cuidado ao recolher a coruja, que apresentava lesões. Após a captura, o animal foi encaminhado para os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), onde receberá os procedimentos necessários para posterior soltura em seu habitat natural.

A atuação da PMCE nesse resgate exemplifica a importância da conscientização da população sobre a preservação da fauna silvestre e a adoção de medidas de prevenção. Evitar a aproximação e interação com animais silvestres, contatar autoridades especializadas em caso de avistamento em situações de risco e evitar alimentação desses animais são algumas das práticas recomendadas.

Além disso, manter o ambiente seguro, sem aberturas que possam servir de acesso para animais silvestres, e conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito aos animais são atitudes essenciais para a convivência harmoniosa entre seres humanos e fauna silvestre.

Portanto, a ação de resgate realizada pela PMCE não apenas salvou a vida de uma coruja, mas também ressalta a importância da preservação da biodiversidade e do respeito aos animais silvestres em meio ao ambiente urbano. Medidas de prevenção e consciência ambiental são fundamentais para garantir a convivência pacífica entre humanos e fauna silvestre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo