TV 3.0 promove interatividade e desafios para emissoras de televisão aberta no Brasil







Evento sobre TV 3.0 promovido pelo Ministério das Comunicações

04/04/2024 – 17:34

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Maíra Bittencourt e Carlos Neiva durante seminário sobre a TV 3.0

No último dia 04 de abril, o Ministério das Comunicações promoveu um seminário para apresentar a TV 3.0, uma nova tecnologia que será adotada pelas emissoras de televisão aberta do Brasil. O evento contou com a participação de Maíra Bittencourt e Carlos Neiva, que discutiram as perspectivas e desafios dessa inovação.

Como moderador do painel sobre as Perspectivas para a TV pública, Carlos Neiva, servidor da Câmara e conselheiro técnico da Astral, destacou as oportunidades e desafios trazidos pela TV 3.0. Ele ressaltou que a integração com a internet permite uma maior interação entre as emissoras e os telespectadores, abrindo espaço para telas interativas e uma comunicação mais direta.

Carlos Neiva também defendeu a ideia de um canal único nacional para a Rede Legislativa de televisão, visando ampliar o alcance da programação e possibilitar a criação de conteúdos direcionados a cada localidade. Além disso, a diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, enfatizou a importância da comunicação segmentada para atender às demandas locais dos telespectadores.

Um dos principais desafios apontados pelos representantes das emissoras públicas é o financiamento das inovações tecnológicas necessárias para a transição para a TV 3.0. Será preciso desenvolver aplicativos, trocar equipamentos de transmissão e recepção, e criar uma infraestrutura de internet capaz de suportar a nova tecnologia.

Segundo Neiva, a Câmara já enfrentou problemas de conexão devido à alta demanda, o que evidencia a necessidade de investimentos nesse setor. A transição para a TV 3.0 está prevista para começar no próximo ano, conforme a legislação vigente.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Ana Chalub


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo