Exposições culturais gratuitas nos espaços do Governo do Ceará oferecem diversidade de temas e recursos tecnológicos inovadores

Na manhã de 9 de abril de 2024, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) promoveu um passeio cultural repleto de atrações para todos os públicos. Com 28 exposições que contemplam uma variedade de temas, linguagens artísticas e recursos tecnológicos, a população tem a oportunidade de vivenciar conhecimentos e atividades lúdicas nos espaços culturais do Governo do Ceará.

A programação, que se estende pela capital e interior do estado, marca a presença de 12 espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), vinculados à Secult. Com exposições gratuitas disponíveis, os visitantes podem desfrutar de uma experiência cultural enriquecedora, encaixando os eventos em suas agendas e observando as classificações indicativas de cada exposição.

Dentre as 28 mostra em destaque, a exposição “Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira” no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS Ceará) foi prorrogada por mais três meses devido ao grande sucesso de público. A exposição percorre a vida e obra do talentoso músico cearense Humberto Teixeira, conhecido como o “Doutor do Baião”, e suas parcerias musicais que encantaram o Brasil.

Além disso, outras atrações como a exposição multimídia “Aves do Ceará” e a itinerante “Guardiãs da Biodiversidade do Ceará: Memória, Território e Agroecologia” também destacam a riqueza cultural e histórica do estado. Com curadorias meticulosas e registros fotográficos detalhados, essas exposições proporcionam ao público a oportunidade de mergulhar nas vivências, saberes ancestrais e ecossistemas locais.

Na Pinacoteca do Ceará, os visitantes têm a oportunidade de apreciar a arte de um dos maiores artistas do país, Leonilson, enquanto no Arquivo Público do Estado do Ceará a mostra “44 Anos da Anistia” resgata a memória das lutas políticas e sociais pelo direito à anistia. A Biblioteca Pública Estadual do Ceará também celebra o bicentenário do jornal impresso no estado com a exposição “Jornal cearense impresso: dois séculos de atos, fatos e resistências”, revelando a importância da imprensa na história local.

Com uma trajetória cultural diversificada e enriquecedora, a programação cultural do Ceará em abril de 2024 oferece aos visitantes uma jornada única de conhecimento, arte e entretenimento, destacando a riqueza cultural e artística do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo