Comissão de Relações Exteriores aprova audiência pública com María Corina Machado para discutir veto à candidatura de aliada na Venezuela.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta terça-feira (20), um requerimento crucial para a democracia e transparência no processo eleitoral da Venezuela. Trata-se da realização de uma audiência pública com a líder da oposição no país, María Corina Machado, que teve sua candidatura vetada para as eleições que ocorrerão em julho.

María Corina Machado, considerada o principal nome da oposição venezuelana, não poderá disputar o pleito presidencial, assim como sua aliada, Corina Yoris. Em meio a esse cenário de restrição democrática, os senadores Esperidião Amin (PP-SC), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Sergio Moro (União-PR) apresentaram o requerimento para que a líder opositora possa explicar os motivos que levaram ao impedimento de sua candidatura.

O papel da CRE, presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), ganha relevância nesse contexto de tensionamentos políticos e violações democráticas na Venezuela. A realização da audiência pública com María Corina Machado será fundamental para ampliar o debate sobre a legitimidade do processo eleitoral no país vizinho e garantir a transparência e lisura das próximas eleições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo