Oficina em Fortaleza discute preparação e resposta a emergências em saúde pública no Ceará diante de desastres naturais

No dia 19 de abril de 2024, às 08:35, a cidade de Fortaleza foi palco da Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará. O evento, que aconteceu no Hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, teve início no dia 17 e encerrou no dia 18 do mesmo mês, reunindo diversos profissionais e representantes da área de saúde.

O principal objetivo da programação foi a construção do Plano Estadual de Preparação, Vigilância e Respostas às emergências em Saúde Pública no Ceará, além de estimular a discussão sobre desafios comuns e promover soluções inovadoras. Participaram do evento profissionais dos Núcleos de Vigilância Hospitalar, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, do Programa Vigidesastres, entre outros setores envolvidos nas ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública.

Durante a abertura do evento, o Dr. Lino Alexandre, assessor da Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza, ressaltou a importância das parcerias para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele enfatizou a necessidade de uma vigilância ampla e interdisciplinar, que incorpore diferentes áreas da saúde e do ambiente.

O coordenador-geral da Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Edenilo Barreira, destacou a importância de desenvolver a capacidade de resposta, especialmente em situações de fenômenos naturais, como estiagens e arboviroses. Segundo ele, o Ceará, por abrigar grande parte de seu território no semiárido, já possui estrutura para lidar com essas situações, mas é fundamental se preparar do ponto de vista da saúde.

Diversos profissionais presentes na oficina, como o técnico de Vigilância em Saúde Ambiental e Sanitária da Coordenadoria da Área Descentralizada de Saúde de Caucaia, Marcos Cabral, destacaram a importância da capacitação e planejamento para lidar com situações de emergência, como enchentes e desastres naturais. A contribuição desses eventos para a reflexão e aprimoramento das ações na área da saúde foi evidente ao longo dos dois dias de debate e troca de conhecimento.

Por fim, a Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública no Ceará mostrou-se como um importante espaço de aprendizado e colaboração entre profissionais de diferentes áreas, visando aprimorar a capacidade de resposta e prevenção de emergências na região. A discussão sobre desafios e soluções inovadoras evidenciou a importância do trabalho conjunto e da preparação constante para lidar com situações de crise na saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo