Putin pede resposta ‘severa’ contra entidades estrangeiras que buscam desestabilizar a Rússia ao ajudar a Ucrânia

Em um pronunciamento realizado nesta quarta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pedido de resposta “severa” contra entidades estrangeiras que, segundo ele, estão buscando desestabilizar o país ao apoiar a Ucrânia. Putin afirmou que o regime de Kiev, com apoio direto de serviços especiais estrangeiros, optou por métodos terroristas, chegando ao ponto de praticar o que ele chamou de “terrorismo de Estado”. As declarações foram feitas em uma mensagem de vídeo por ocasião do Dia dos Agentes de Segurança Pública.

O líder russo afirmou que as ações promovidas pelo governo ucraniano e seus aliados estrangeiros são atos de sabotagem contra locais civis, infraestruturas de transporte e energia, bem como ataques contra cidadãos civis e representantes das autoridades. Putin deixou claro que espera uma resposta firme e severa diante de tais atividades, reforçando a ideia de que a Rússia não irá tolerar interferências externas que possam ameaçar a sua estabilidade e segurança interna.

As declarações de Putin vêm em meio a uma escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia, com conflitos e hostilidades recorrentes na região. O presidente russo tem expressado preocupação com a proximidade da Ucrânia com países ocidentais e, em particular, com a OTAN, o que tem gerado temores de uma possível intervenção militar por parte da Rússia.

Ao pedir uma resposta firme contra as entidades estrangeiras que apoiam a Ucrânia, Putin reforça o discurso de defesa da soberania russa e da necessidade de proteger o país de possíveis ameaças externas. As declarações do presidente russo certamente terão repercussões tanto na política interna quanto na relação da Rússia com outros países, especialmente os que têm vínculos com a Ucrânia e, por conseguinte, estão na mira das críticas russas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo