Avião da FAB repatria brasileiros da zona de guerra no Oriente Médio, incluindo animais de estimação, totalizando 1.135 atendidos pela Operação Voltando em Paz

Na madrugada desta quinta-feira (19), o Rio de Janeiro recebeu o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-30, vindo de Tel Aviv, em Israel, com 219 brasileiros repatriados da zona de guerra no Oriente Médio. Além dos passageiros, o voo também trouxe 11 animais de estimação. Com essa chegada, já são 1.135 brasileiros atendidos pela Operação Voltando em Paz, do governo federal.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), ainda há 150 brasileiros interessados em deixar a região, sendo aproximadamente 120 em Israel e cerca de 30 na Faixa de Gaza. O próximo voo para trazer esses brasileiros será feito por um KC-30 da FAB, com capacidade para mais de 200 pessoas. Além dos brasileiros, também serão transportados 15 estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, que solicitaram ajuda ao Brasil para sair da região.

No entanto, a situação é mais delicada para o grupo de brasileiros na Faixa de Gaza, pois ainda não há previsão para a saída dessas pessoas do enclave palestino. Um avião presidencial já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para retirar os brasileiros pela fronteira com o Egito.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltou a existência de uma série de questões que precisam ser resolvidas para que a retirada dos brasileiros de Gaza seja realizada. Isso envolve tanto o lado de Israel quanto as autoridades de Gaza e do Egito, para que um acordo seja alcançado.

Vieira também destacou a escassez de guichês de atendimento para saída da Faixa de Gaza e informou que cerca de 5 mil estrangeiros estão querendo deixar o local. Devido a essas questões práticas, as passagens ainda não foram abertas e os brasileiros, assim como outros estrangeiros, não puderam deixar a região.

A situação dos brasileiros que se encontram na zona de guerra no Oriente Médio continua sendo uma preocupação do governo brasileiro. As autoridades seguem empenhadas em garantir o retorno seguro de todos os brasileiros que desejam deixar essa região de conflito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo