Eleição complementar do Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza é divulgada pela Prefeitura após encerramento do pleito.

A Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) de Fortaleza, através da Prefeitura, divulgou hoje (20/10) o resultado final da eleição complementar do Conselho Municipal de Política Cultural para o biênio 2023/2025. Os eleitos desta vez foram os candidatos das Regiões Administrativas II, IV, V, VI, VII e VIII, que não haviam tido candidatos cadastrados no primeiro processo eleitoral.

O objetivo do CMPC é promover a gestão democrática e autônoma da Cultura da capital cearense, sendo um órgão integrante do Sistema Municipal da Cultura de Fortaleza. Ele é vinculado administrativa e financeiramente à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.

A posse dos conselheiros e conselheiras eleitos está prevista para o dia 08 de novembro de 2023, às 14h. No entanto, o local ainda será definido.

A eleição complementar foi necessária para preencher as vagas que estavam em aberto nos territórios das Regiões Administrativas mencionadas. No primeiro processo eleitoral, não houve candidatos cadastrados para essas áreas.

Com a divulgação do resultado final, a Secultfor cumpre seu compromisso de garantir a participação democrática na gestão da Cultura em Fortaleza. O CMPC é um espaço importante para a discussão e formulação de políticas culturais, de forma a contemplar os interesses e demandas de diferentes regiões da cidade.

Dessa forma, a Secultfor reforça o seu papel de fomentar e valorizar as expressões artísticas e culturais locais, além de fortalecer a identidade cultural da cidade.

Os conselheiros e conselheiras eleitos terão a responsabilidade de contribuir com a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a área cultural. Sua atuação será fundamental para o fortalecimento e desenvolvimento da cultura em Fortaleza nos próximos anos.

A participação da sociedade civil no CMPC é de extrema importância, uma vez que garante uma representação diversificada e plural dos interesses e demandas socioculturais da cidade.

A Secultfor ressalta a importância da posse dos conselheiros e conselheiras eleitos para a continuidade e fortalecimento do diálogo entre a administração municipal e a sociedade civil no que diz respeito à cultura.

Por fim, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza reafirma seu compromisso em promover e valorizar a cultura, garantindo o acesso democrático a seus diversos segmentos e manifestações culturais. O CMPC é apenas uma das estratégias adotadas para cumprir essa missão e transformar a cidade em um polo cultural de referência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo