Judô brasileiro conquista 10 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, sendo dois ouros e uma prata no último dia de competições.

O judô brasileiro teve um fim de semana de grandes conquistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Nos últimos dois dias de competição, os atletas do Brasil conseguiram alcançar a marca de dez medalhas, de um total de doze possíveis. No sábado (28), foram seis pódios, e no domingo (29), mais quatro: dois ouros, uma prata e um bronze.

Na categoria até 73 kg, os brasileiros Gabriel Falcão e Daniel Cargnin conquistaram a dobradinha. Gabriel ficou com a medalha de ouro, enquanto Daniel garantiu a prata. No entanto, os dois não chegaram a se enfrentar na final, pois Daniel sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo durante a semifinal e não teve condições de retornar ao tatame. Vale ressaltar que Daniel foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

Já na categoria até 81 kg, Guilherme Schmidt teve pela frente o atleta da casa, Jorge Pérez, na final. Apesar da pressão da torcida chilena, reforçada até pelo presidente Gabriel Boric, Schmidt conseguiu superar o adversário e conquistar a vitória com um wazari e uma imobilização.

O bronze deste domingo ficou com Ketleyn Quadros, na categoria até 63 kg. A judoca brasileira superou a colombiana Paola Mera com um wazari e garantiu seu primeiro pódio nos Jogos Pan-Americanos. Ketleyn, de 36 anos, já possui uma medalha de bronze olímpica conquistada em Pequim, em 2008.

No entanto, diferente do sábado, o Brasil não conseguiu 100% de aproveitamento. Luana Carvalho e Alexia Castilhos, nas categorias até 70 kg, foram derrotadas respectivamente pela venezuelana Elvismar Rodriguez e a equatoriana Celinda Corozo e não conseguiram alcançar a medalha de bronze.

Nesta segunda-feira (30), mais sete judocas brasileiros terão a oportunidade de lutar por medalhas em Santiago. Samanta Soares e Eliza Ramos competirão na categoria até 78 kg, Beatriz Souza representará o país na categoria acima de 78 kg, Rafael Macedo lutará até 90 kg, Kayo Santos e Leonardo Gonçalves competirão na categoria até 100 kg, e Rafael Silva disputará a categoria acima de 100 kg. Na terça-feira (31), ocorrerá a competição de equipes mistas.

Com mais uma série de medalhas conquistadas no judô, o Brasil reforça sua posição de destaque na modalidade e mostra a força dos seus atletas no cenário pan-americano. A expectativa é que a equipe brasileira continue brilhando nas próximas competições e traga ainda mais conquistas para o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo