Projeto Inovafauna da Uece Inicia Produção de Embriões Clones de Veado-Catingueiro para Conservação da Espécie Ameaçada de Extinção

Laboratório da Universidade Estadual do Ceará realiza pesquisa para clonar veado-catingueiro

O Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está se preparando para reiniciar a produção de embriões clones de veado-catingueiro. Essa pesquisa, realizada com o apoio da Funcap e da Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, faz parte do projeto Inovafauna, que tem como objetivo a conservação de espécies ameaçadas, como é o caso do veado-catingueiro.

A pesquisa é coordenada pelo professor Vicente Freitas, da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), e conta com a colaboração de outros pesquisadores, como Luciana Melo, da Unifametro, Maiana Chaves, da Funcap/CNPq, e Satish Kumar, da Funcap/Sema. O laboratório utiliza a técnica de Transferência Nuclear de Células Somáticas interespecífica (TNCSi) para clonar o veado-catingueiro, sem a necessidade de colher óvulos da espécie silvestre. A clonagem é realizada utilizando células da pele do veado-catingueiro e óvulos de animais domésticos, como vacas e cabras.

O veado-catingueiro é uma espécie de cervídeo ameaçada de extinção em alguns estados brasileiros. Com peso médio de 18 kg e altura de 50 cm, a espécie se distribui ao sul da região amazônica até o Uruguai e a porção central da Argentina, ocupando o leste das regiões pré-andinas da Bolívia e Argentina até a costa Atlântica do Brasil.

A pesquisa já obteve embriões clones do veado-catingueiro, utilizando óvulos de cabras e alcançando o estágio de mórula, e embriões clones utilizando óvulos de vacas, que chegaram ao estágio de blastocisto, momento adequado para realizar a transferência para o útero de uma fêmea receptora. Agora, novos processos estão sendo iniciados para a produção de embriões clones e a transferência para as mães-de-aluguel (receptoras).

O projeto Inovafauna, do qual a pesquisa faz parte, tem como objetivo aplicar a ciência para atender os desafios demandados pela fauna silvestre do Ceará. O projeto também inclui ações para a conservação da fauna ameaçada de extinção, além de estudos de viabilidade econômica para observação de aves.

Com a clonagem do veado-catingueiro, os pesquisadores esperam contribuir para a preservação da espécie e, no futuro, reintroduzir os animais em seu habitat natural. O projeto também é uma continuidade das ações realizadas para identificar e conservar a fauna ameaçada do estado do Ceará, revelando animais ameaçados de extinção em nível estadual e lançando produtos como os Inventários da Fauna e da Flora.

Assim, a pesquisa realizada pelo Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução da Uece representa um avanço significativo no estudo da conservação de espécies ameaçadas e pode trazer benefícios expressivos para a preservação do veado-catingueiro e de outras espécies da fauna brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo