Operação Tira-Treco percorre vias públicas de Fortaleza para recolher resíduos sólidos de forma incorreta

A Prefeitura de Fortaleza continua a implementar a Operação Tira-Treco, uma iniciativa inserida no Programa Mais Fortaleza, que tem o objetivo de gerir os resíduos sólidos de forma eficiente. Esse projeto busca recolher materiais de grande volume em residências e comércios, além de recolher materiais descartados de forma inadequada nas ruas, canteiros centrais e avenidas da capital cearense. O intuito é reduzir os pontos irregulares de lixo e evitar problemas decorrentes desse tipo de prática, como alagamentos e obstruções das bocas de lobo.

O caminhão Tira-Treco está em circulação pelas vias públicas de Fortaleza todas as semanas, realizando o trabalho de coleta. Nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25 de novembro, o caminhão está percorrendo 31 vias públicas, iniciando o trabalho a partir das 9h, seguindo uma rota pré-estabelecida com base em pontos de lixo previamente monitorados pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Os moradores de Fortaleza que desejam se desfazer de materiais volumosos e sem utilização em suas casas, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, e pneus, podem verificar a rota do caminhão e deixar os resíduos na porta de casa, desde que o caminhão esteja programado para passar naquela rua. Caso contrário, a orientação é conferir a rota e deixar o material em um dos trechos previstos para a operação.

Além da Operação Tira-Treco, a Prefeitura de Fortaleza também disponibiliza 90 Ecopontos, distribuídos em todas as Regionais da cidade. Esses locais são destinados para o descarte correto de materiais de grande volume que não podem ser jogados junto ao lixo comum, como móveis e eletrodomésticos velhos, pneus, entulhos de pequenas construções, restos de poda de árvores e materiais recicláveis.

Os Ecopontos contam com contêineres para armazenar os resíduos e balanças para pesagem do material, que pode ser convertido em bonificações. Além disso, oferecem um operador para orientar o serviço no local. Como complemento, a Prefeitura também disponibiliza dois programas de bonificação vinculados aos Ecopontos: o Recicla Fortaleza e o E-Carroceiro. No Recicla Fortaleza, o usuário que entrega material reciclável pode receber descontos na conta de energia ou optar por receber o valor em dinheiro, enquanto que o E-Carroceiro oferece créditos no comércio local ou valor em dinheiro para os carroceiros cadastrados que realizam o descarte correto do material.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo