Brasil conquista ouro duplo no futebol nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile

O futebol brasileiro teve motivos de sobra para comemorar na noite de sábado (25) nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. As seleções de futebol de cegos e futebol de paralisados cerebrais (PC) conquistaram medalhas de ouro após vitórias emocionantes.

No futebol de cegos, a equipe brasileira venceu a Colômbia por 1 a 0, garantindo o ouro pela quinta vez na modalidade. O grande destaque da partida foi o jogador Ricardinho, considerado o melhor jogador de futebol de cegos do mundo, que marcou o gol da vitória nos momentos finais do primeiro tempo. A conquista teve um sabor ainda mais especial para Ricardinho, que retornou após seis meses afastado devido a uma lesão no joelho direito.

Ao longo da competição, o Brasil venceu cinco dos seis jogos que disputou, com destaque para a artilharia de Ricardinho, que marcou cinco gols na campanha. O jogo em que sofreram derrota foi contra a Argentina, atual campeã mundial. No entanto, a equipe verde e amarela se recuperou na final e garantiu o pentacampeonato na modalidade.

Já no futebol de paralisados cerebrais, o Brasil assegurou o tetracampeonato ao vencer a Argentina na prorrogação, também pelo placar de 1 a 0. Mesmo jogando a maior parte da partida com um jogador a menos, após a expulsão de Bira, a equipe resistiu à pressão dos argentinos e garantiu a vitória nos momentos finais do segundo tempo extra, com um gol de Cesinha.

A jornada do Brasil nas duas modalidades foi perfeita, com destaque para a goleada por 11 a 1 sobre o Canadá na primeira fase. A seleção de PC obteve seis vitórias em seis jogos e marcou um total de 24 gols, com Matheus Cardoso como principal artilheiro, com cinco gols.

Além das conquistas no futebol, o Brasil disputou a final de duplas da classe quad no tênis em cadeira de rodas, conquistando a medalha de prata. A dupla brasileira foi derrotada pelos chilenos Francisco Cayuleff e Diego Pérez por 2 sets a 1.

Com as medalhas conquistadas no sábado, o Brasil encerrou o dia com um total de 332 medalhas, sendo 151 de ouro, superando o desempenho no Parapan de Lima, no Peru, há quatro anos. No último dia do evento em Santiago, o país ainda disputará pódio em provas de ciclismo e oito classes de parabadminton.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo