Prefeitura de Fortaleza realiza ação educativa no Terminal Antônio Bezerra para promover respeito a idosos e pessoas com deficiência.

A Prefeitura de Fortaleza está promovendo uma série de ações educativas para fomentar o respeito no transporte público, em especial para as pessoas idosas e com deficiência. Nesta terça-feira (05/12), será realizada a última ação do ano no Terminal Antônio Bezerra, das 6h30 às 8h30, com apresentações artísticas de pessoas com deficiência. A data foi escolhida em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro.

Essas ações educativas são coordenadas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com Sindiônibus, Socicam e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CDMI). O objetivo é incentivar uma cultura respeitosa entre os usuários do sistema de transporte público, com o desenvolvimento de pelo menos uma ação educativa mensalmente.

Segundo Raimundo Rodrigues, presidente interino da Etufor, a intenção é garantir um sistema sustentável e inclusivo, principalmente para os idosos e pessoas com deficiência. Ao longo do ano, a Etufor tem realizado abordagens nos terminais de ônibus, distribuição de panfletos, cartazes, banners, esquetes teatrais e sinalização das placas das filas prioritárias com os símbolos que remetem a pessoas autistas e com deficiência não aparente.

As equipes da Etufor têm dialogado com os usuários do transporte público sobre o respeito aos direitos dos idosos e das pessoas com diversos tipos de deficiência, com o objetivo de promover um transporte público mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas. O dia Internacional de Luta das Pessoa com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência e conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.

A acessibilidade e inclusão no transporte público e na sociedade como um todo são princípios fundamentais dos Direitos Humanos, e ações como estas visam promover uma reflexão sobre a importância de garantir a igualdade e os direitos das pessoas com deficiência. A conscientização e sensibilização são passos primordiais para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo