Réveillon em São Paulo e Rio de Janeiro terá chuvas e sensação de frio, alerta Centro de Gerenciamento de Emergências.

O fim do ano está se aproximando e as previsões do tempo para São Paulo e Rio de Janeiro durante as comemorações de Réveillon indicam que a virada do ano poderá ser chuvosa em ambas as cidades. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura paulistana, a previsão é de chuva no momento das festividades, ainda que de forma fraca. A propagação de uma área de baixa pressão deverá alterar o clima a partir da tarde deste sábado (30), causando aumento de nebulosidade e chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo. Existe a possibilidade de ocorrência de pontos isolados de maior intensidade, com raios e rajadas de vento, o que aumenta o risco de alagamentos transitáveis.

Para o domingo (31), os modelos de previsão indicam muita nebulosidade e precipitação moderada, alternada com períodos de melhoria, condição que deverá continuar durante a noite de Réveillon. Além disso, ventos vindos do oceano devem trazer muita umidade para a capital paulista no domingo à noite, o que pode resultar em sensação de frio, principalmente durante a manhã do primeiro dia de 2024.

Já no Rio de Janeiro, o Centro de Operações Rio informa que a passagem de uma frente fria sobre o oceano deixará o tempo instável na cidade neste sábado (30), com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde, acompanhada de raios. As temperaturas devem diminuir consideravelmente e os ventos poderão atingir intensidade moderada a forte.

Para o domingo e segunda-feira (1º), a entrada de umidade do oceano para o continente deverá manter o tempo instável na cidade, com previsão de chuva fraca a moderada de forma contínua ao longo do dia.

Além disso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva em boa parte do Norte do país, com acumulados maiores do que 60 mm em algumas áreas. Na Região Nordeste, a previsão é de chuvas em forma de pancadas, podendo superar os 50 mm. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, são esperadas pancadas de chuvas localmente fortes, com acumulados que devem ultrapassar os 70 mm. Enquanto na Região Sul, a previsão é de acumulados de chuvas maiores do que 60 mm em alguns estados.

Portanto, as previsões do tempo indicam que a virada do ano poderá ser chuvosa em diversas regiões do país e os cuidados para garantir a segurança e o conforto durante as festividades devem ser observados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo