Líder de facção da Serra Gaúcha é preso no Rio de Janeiro após fugir do regime semiaberto

A Polícia Federal realizou uma operação bem-sucedida nesta terça-feira (10), capturando o líder de uma associação criminosa que atua na região da Serra Gaúcha. A prisão aconteceu em um apartamento localizado no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. A identidade do indivíduo e a facção à qual ele pertence não foram divulgadas, porém a PF afirmou que se trata de “um dos criminosos mais procurados pelas forças de segurança na região”.

De acordo com as investigações, o preso é considerado extremamente perigoso e já havia sido condenado a 30 anos de reclusão por três homicídios duplamente qualificados e uma tentativa de homicídio duplamente qualificado, ocorridos na cidade de Caxias do Sul. Além disso, ele responde a mais cinco processos criminais, incluindo homicídios, tentativas de homicídio, evasão mediante violência contra a pessoa, posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e favorecimento real. É importante ressaltar que, em janeiro de 2020, o homem havia sido beneficiado pela progressão de regime para cumprimento do restante da pena em regime semiaberto, porém quebrou a tornozeleira eletrônica e fugiu pouco tempo depois.

A operação que resultou na prisão do criminoso foi fruto de um trabalho conjunto entre as polícias Federal e Civil, juntamente com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A colaboração e o intercâmbio de informações entre as instituições de segurança foram fundamentais para o sucesso da operação.

Após os trâmites legais, o líder criminoso será transferido para o sistema penitenciário do Rio de Janeiro. A PF não divulgou maiores detalhes sobre a captura, mas ressaltou a importância do trabalho integrado das forças de segurança na captura de criminosos de alta periculosidade. Este é mais um exemplo de como a colaboração entre diferentes órgãos de segurança pode resultar em ações eficazes no combate ao crime organizado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo