Família brasileira de Gaza é acolhida em abrigo em São Paulo após repatriação pelo governo.

Uma família brasileira que estava na Faixa de Gaza, na Palestina, foi acolhida em um abrigo conveniado com a Prefeitura de São Paulo. A mulher de 30 anos e seus três filhos, de 4, 2 anos e um bebê recém-nascido, chegaram neste sábado (10) por volta das 21h em um voo comercial no Aeroporto Internacional de Guarulhos, vindo do Cairo, capital do Egito.

A família foi recebida por uma equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), juntamente com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a ONU Migração (OIM) e um tradutor. De acordo com o MDS, todos estão bem de saúde, mas passarão por atendimento médico para avaliação das condições clínicas e de vacinação.

Após o carnaval, a família será encaminhada para acolhimento em Belo Horizonte. Esta é a quarta operação do governo brasileiro para repatriação específica de nacionais que estavam no lado palestino do conflito com Israel, conforme noticiado pela Agência Brasil. Ao todo, já foram resgatados 149 brasileiros e parentes próximos, sendo 117 que estavam em Gaza, como a família, e 32 que estavam na Cisjordânia.

A chegada da família ao Brasil representa um alívio após um período de incerteza e dificuldades vivido em meio ao conflito na região. O acolhimento por parte das autoridades brasileiras e de organizações internacionais mostra o comprometimento em auxiliar cidadãos em situações de vulnerabilidade e perigo em outros países.

A chegada da família ao abrigo em São Paulo representa o início de uma nova etapa em suas vidas, onde poderão receber o cuidado e o suporte necessários para se restabelecerem após o trauma vivido na Faixa de Gaza. A atuação do governo brasileiro e das organizações internacionais para garantir a segurança e o retorno de seus cidadãos é um reflexo do compromisso em proteger e assistir aqueles que se encontram em situações de risco no exterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo