Ministro dos Direitos Humanos critica atuação da Brigada Militar em caso de tentativa de homicídio contra motoboy negro.

Um caso de abordagem policial considerada racista e arbitrária ganhou repercussão nas redes sociais neste final de semana. Um motoboy negro foi vítima de tentativa de homicídio por um homem branco em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e ao acionar a Brigada Militar, acabou sendo tratado como criminoso durante o atendimento da ocorrência.

As críticas e a indignação em relação ao episódio foram manifestadas pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, nas redes sociais. Segundo o ministro, o caso demonstra claramente a forma como o racismo perverte as instituições e seus agentes, caracterizando o que ele chama de racismo institucionalizado.

Almeida afirmou que é preciso uma análise crítica por parte das instituições em relação ao seu funcionamento, além da necessidade de adotar medidas consistentes e constantes no campo da formação e das práticas de governança antirracista. O posicionamento do ministro também foi compartilhado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que se declarou indignada com as imagens da abordagem policial.

A manifestação o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania e da ministra da Igualdade Racial tem o objetivo de pressionar as autoridades locais para combater o racismo institucional, inclusive com a adoção de políticas de maior alcance. Vale lembrar que um sindicato dos motociclistas profissionais do Rio Grande do Sul convocou uma manifestação pacífica em resposta ao caso.

O incidente ocorre em um contexto onde a percepção do racismo na sociedade brasileira é bastante presente. Uma pesquisa realizada em 2023 pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) demonstrou que nove em cada dez brasileiros identificam as pessoas pretas como as que mais sofrem racismo no país. Diante disso, a mobilização social e a conscientização para combater o racismo no Brasil são fundamentais, segundo os dados levantados.

A situação em Porto Alegre é um alerta para a importância do combate ao racismo institucional e da necessidade de promover políticas de igualdade e justiça social para combater essa forma de discriminação enraizada na sociedade. As vozes que se levantam em repúdio a esse tipo de episódio reforçam a necessidade de um debate amplo e medidas efetivas para enfrentar o racismo em todas as suas formas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo