Projeto de Lei propõe multa em dobro para motociclistas que trafegarem na contramão, especialmente motoboys, visando desestimular essa conduta.







Projeto de Lei propõe multa em dobro para motociclistas que trafegam na contramão

22/02/2024 – 11:36

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Marcos Soares quer desestimular conduta especialmente entre motoboys

O Projeto de Lei 130/24 propõe uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para prever multa em dobro e definir como infração gravíssima o ato de transitar na contramão com motocicleta, motoneta ou ciclomotor. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o CTB não diferencia a infração cometida por condutores de carros e de motocicletas e veículos similares, já que todas são definidas como graves, com previsão de multa.

O deputado Marcos Soares (União-RJ), autor do projeto, justifica que o objetivo de aumentar a punição para quem dirige motos na contramão é desestimular esse tipo de conduta, especialmente entre motoboys.

Soares ressalta: “A população tem clamado por providências urgentes para diminuir o grande número de acidentes que acontecem quando a motocicleta trafega pela contramão”.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo