Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense é lançado no CFO com adesão de 25 federações e inauguração do Cigesp

Na manhã desta terça-feira, dia 13 de março de 2024, foi realizado o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp), no Centro de Formação Olímpica (CFO). O evento contou com a adesão de 25 federações cearenses, marcando uma importante parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) e o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O objetivo principal do Progesp é promover o desenvolvimento do esporte no estado, através de ações focadas no aprimoramento da gestão e governança das organizações esportivas. O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, destacou a relevância do programa como um marco para o esporte cearense, oferecendo apoio às federações com espaço de coworking e suporte em áreas como comunicação, marketing e jurídica.

Além do lançamento do Progesp, o evento marcou a inauguração do Centro Integrado da Gestão do Esporte do Ceará (Cigesp), localizado no CFO. Este centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com um corpo técnico composto por 18 profissionais e estudantes da área esportiva, comunicação e suporte.

O coordenador do Progesp, Kleber Ribeiro, ressaltou que as federações terão acesso a suporte de gestão, formação, pesquisa aplicada e, ao final do ano, está prevista a premiação do esporte cearense. O programa se dividirá em quatro ações estratégicas: formação profissional, suporte às federações, pesquisa aplicada e premiação.

Na próxima semana, as federações terão acesso à primeira ação formativa, com a professora Larissa Gallati, da Universidade de Campinas, abordando a temática dos fatores do desenvolvimento e acesso dos sistemas esportivos. Dentre as 25 federações participantes do programa, constam a Federação Cearense de Atletismo, Federação Cearense de Ciclismo, Federação Cearense de Luta Greco Romana e Wrestling, Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará, entre outras.

O Progesp representa um passo importante na busca pelo fortalecimento e profissionalização do esporte cearense, visando elevar os padrões de gestão e governança nas organizações esportivas do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo