Lei reconhece Festa de Nossa Senhora Achiropita como manifestação cultural nacional em São Paulo.





Festa de Nossa Senhora Achiropita se torna manifestação da cultura nacional

Festa de Nossa Senhora Achiropita se torna manifestação da cultura nacional

A Festa de Nossa Senhora Achiropita, celebrada no município de São Paulo, tornou-se manifestação da cultura nacional. É o que determina a Lei 14.829/2024, publicada nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial da União.

A norma é oriunda do PL 2.475/2021, da Câmara dos Deputados. No Senado, recebeu parecer favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), ao ser aprovada em caráter terminativo na Comissão de Educação e Cultura (CE).

Com média de 200 mil participantes, a festa de Nossa Senhora Achiropita (pronuncia-se “Aquiropita”) ocorre anualmente em agosto no bairro do Bixiga, em São Paulo. A comemoração acontece desde 1908 e foi inserida no Brasil pelos imigrantes italianos.

A devoção a Nossa Senhora Achiropita começou no final do século VI na cidade de Rossano, no sul da Itália, a partir de uma imagem da Virgem Maria pintada em uma igreja. Segundo a tradição católica, a pintura foi realizada de forma milagrosa, sem a intervenção de mãos humanas — significado da palavra grega achiropita.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nesta quarta-feira (27), foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.829/2024 que determina que a Festa de Nossa Senhora Achiropita se tornou uma manifestação da cultura nacional. Esta festividade, que reúne em média 200 mil participantes todos os anos no bairro do Bixiga, em São Paulo, ganha agora mais reconhecimento e importância histórica.

O projeto de lei que originou essa determinação foi o PL 2.475/2021, que teve parecer favorável no Senado, especialmente do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), e foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura (CE). Com raízes trazidas pelos imigrantes italianos, a Festa de Nossa Senhora Achiropita é uma tradição que acontece desde 1908 no Brasil.

A devoção a Nossa Senhora Achiropita remonta ao século VI na cidade de Rossano, na Itália, baseada em uma imagem milagrosamente pintada da Virgem Maria em uma igreja. O termo “achiropita” tem sua origem na palavra grega que significa algo feito sem intervenção humana, refletindo a importância e a veneração atribuídas a esta santa.

Com a nova lei, a Festa de Nossa Senhora Achiropita se enaltece como parte fundamental da cultura brasileira, mostrando a relevância de suas tradições e celebrando a devoção a esta figura religiosa que transcende gerações.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo