Quase 790 mil contribuintes quitam a segunda parcela do IPVA 2024, saiba como pagar a terceira e as próximas em junho.

No dia 5 de abril de 2024, às 10h, os contribuintes cearenses têm até o dia 8 deste mês para quitar a terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Quase 790 mil contribuintes já pagaram a segunda parcela do imposto, segundo informações divulgadas pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz).

O programa Sua Nota Tem Valor (SNTV) oferece até 5% de desconto aos participantes, podendo acumular pontos a partir de documentos fiscais emitidos entre dezembro de 2022 e novembro de 2023. O Documento de Arrecadação do Estado (DAE) do IPVA 2024 pode ser gerado no site da Sefaz-CE, digitando os dados do veículo, como chassi, placa e Renavam.

Além do site, os contribuintes podem utilizar o aplicativo Meu IPVA, disponível gratuitamente nas lojas Play Store e App Store, ou o Assistente Virtual, através do número (85) 3108-1404 no WhatsApp. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 100 e o pagamento pode ser realizado em bancos como Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Banco do Nordeste do Brasil, além das casas lotéricas.

Metade do valor arrecadado com o IPVA é destinado ao Tesouro Estadual, enquanto a outra metade é repassada aos municípios para financiar políticas públicas de educação, saúde, segurança e infraestrutura. É importante ressaltar que a Sefaz Ceará não envia guias de recolhimento por correio, e-mail ou SMS.

Após o pagamento da terceira parcela, ainda restam duas cotas do IPVA 2024, com vencimentos em 8 de maio e 10 de junho. Pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxis, ônibus de transporte urbano, micro-ônibus, vans e veículos com mais de 15 anos de fabricação têm direito à isenção do imposto.

Para mais informações, os contribuintes podem entrar em contato com o Plantão Fiscal da Sefaz pelo telefone (85) 3108-2200. A arrecadação do IPVA é fundamental para manter os serviços públicos e o desenvolvimento do estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo