Secult Ceará aprova duas rotas para o projeto MovCEU, que levará cultura a 19 municípios cearenses de até 20 mil habitantes

Na manhã desta sexta-feira, 12 de abril de 2024, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) anunciou a aprovação de dois projetos de rotas do MovCEU, uma iniciativa que integra o programa “Territórios da Cultura”. As rotas consistem em vans adaptadas para programação cultural que circularão por 19 municípios cearenses com menos de 20 mil habitantes.

O projeto, que foi aprovado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), tem previsão de entrega dos veículos ainda para este ano. Essas vans terão a capacidade de se transformarem em equipamentos culturais como bibliotecas, estúdios de produção audiovisual, cinemas de rua e palcos para diversas apresentações culturais, ampliando assim o acesso da população local à cultura.

A primeira rota aprovada percorrerá a região do “Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço de Baturité”, contemplando municípios como Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia. Já a segunda rota abrangerá os municípios do “Sertão de Crateús e Sertão de Sobral”, passando por Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.

O chefe de gabinete da Secult Ceará, Viana Júnior, destacou a importância das rotas aprovadas, enfatizando que o projeto irá promover o intercâmbio cultural entre os municípios contemplados. Além disso, a iniciativa está alinhada com outras políticas da secretaria, como pontos de cultura, mestres e mestras da Cultura, escolas livres e territórios quilombolas, indígenas e assentamentos.

Com a garantia de atender cada município pelo menos uma vez por mês, o MovCEU irá alcançar tanto áreas urbanas quanto rurais, beneficiando especialmente famílias de baixa renda. A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e promover a diversidade cultural em todo o estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo