CCJ do Senado Federal aprova PEC que cria adicional por tempo de serviço para carreiras jurídicas, com impacto de R$ 42 bilhões.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vem gerando discussões acaloradas sobre os salários dos agentes públicos das carreiras jurídicas. A medida, apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, prevê a criação de um adicional por tempo de serviço, que garantirá um aumento de 5% nos salários a cada cinco anos, até atingir o limite de 35%.

Inicialmente, a proposta beneficiava juízes, promotores e procuradores do Ministério Público, mas foi ampliada pelo relator Eduardo Gomes (PL-TO) para incluir as carreiras da advocacia pública federal e estadual, Defensoria Pública, delegados de polícia e conselheiros de tribunais de contas. Com 18 votos a favor e 7 contrários, a PEC agora segue para análise no plenário do Senado, onde precisará ser aprovada em dois turnos de votação para então seguir para a Câmara dos Deputados.

Os defensores da proposta argumentam que é necessário criar incentivos para reter os profissionais no sistema de Justiça, garantindo a qualidade e a independência dos serviços prestados. Segundo Pacheco, a medida visa a proporcionar um ambiente atrativo para que juízes e promotores se dediquem integralmente à defesa da ordem democrática, evitando a migração desses profissionais para outras carreiras mais bem remuneradas.

No entanto, críticos alertam para o impacto nos cofres públicos que a implementação da PEC pode provocar. O líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), alertou para a pressão que os governadores dos estados e do Distrito Federal enfrentarão devido aos aumentos salariais, prevendo um impacto bilionário nos cofres públicos. Segundo projeções do Ministério da Fazenda e do Centro de Liderança Pública (CLP), os custos anuais poderão atingir cifras significativas, provocando preocupações com a responsabilidade fiscal e a gestão do orçamento público.

Diante dos debates acalorados sobre o tema, a PEC do adicional por tempo de serviço para agentes públicos das carreiras jurídicas continuará sendo discutida e avaliada para definir seu impacto e viabilidade no contexto atual do serviço público brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo