Apreensão de armas de fogo no Ceará aumenta 5,3% no primeiro trimestre de 2024, com média de 19 armas apreendidas por dia.

No primeiro trimestre de 2024, as Forças de Segurança do Ceará realizaram um trabalho conjunto que resultou na apreensão de 1.661 armas de fogo. Esse número representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram apreendidas 1.578 armas em todo o Estado. De acordo com os dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), os agentes da Segurança Pública estão apreendendo, em média, 19 armas por dia.

O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, destacou a importância dessas apreensões na redução dos homicídios e na atuação das Forças de Segurança para combater os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Ele ressaltou que o objetivo é aumentar as apreensões até o ponto em que não haja mais armas de fogo ilegais circulando no Estado, o que contribuirá para a redução da criminalidade.

Além disso, os dados da Supesp mostram que na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) houve um aumento significativo nas apreensões de armas de fogo. Comparando o primeiro trimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 23,4% no número de armas apreendidas nos 19 municípios da RMF. No terceiro mês do ano, também foi registrado um aumento de 38,1% nas apreensões em comparação com março do ano anterior.

A atuação das equipes da Polícia Militar do Ceará foi fundamental para esses resultados, com diligências e patrulhamentos que contribuíram para a apreensão de armas de fogo. Em uma operação no município de Iguatu, foram capturadas dez pessoas suspeitas de envolvimento em ações criminosas, com a apreensão de armas e drogas.

Para denunciar crimes relacionados ao porte ilegal de armas de fogo, a população pode ligar para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou enviar mensagens para o (85) 3101-0181, número de WhatsApp disponibilizado pela secretaria. O sigilo e o anonimato dos denunciantes são garantidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo