Deputados indígenas celebram os 35 anos da Coiab em sessão solene na Câmara dos Deputados no Dia dos Povos Indígenas.



Deputados Indígenas celebram os 35 anos da Coiab na Câmara dos Deputados

19/04/2024 – 16:15

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Célia Xakriabá presidiu a sessão solene

No dia 19 de abril, comemorou-se o Dia dos Povos Indígenas com uma sessão solene na Câmara dos Deputados, onde deputados indígenas destacaram os 35 anos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab). Esta entidade reúne nove organizações que lutam pelos direitos dos povos indígenas na vasta região da Amazônia brasileira, abrangendo 110 milhões de hectares nos estados da região Norte, Mato Grosso e Maranhão, e atendendo a 860 mil indígenas de 180 povos que falam 160 línguas, incluindo a língua kambeba, na qual entoaram o hino nacional.

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), 2º vice-presidente da Comissão da Amazônia, foi a responsável por presidir a sessão solene. Em seu discurso, ela ressaltou: “Nós somos os povos indígenas, que lutam todos os dias. Porque entendemos que só vai existir futuro se entendermos que o futuro é indígena”.

O coordenador da Coiab, Toya Manchineri, fez um apelo para que o Estado brasileiro retome a importância da demarcação das terras indígenas. Ele enfatizou que é crucial que o Estado respeite o que está previsto na Constituição no que diz respeito aos territórios indígenas.

Por sua vez, a coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas, Eliane Xunakalo, representante de Mato Grosso, denunciou os problemas estruturais enfrentados pelos indígenas no estado. Ela afirmou: “Desde a invasão de 1500, estamos aqui resistindo a reinados, impérios, ditaduras e democracias. Hoje, estamos aqui resistindo a toda opressão, toda falta de respeito conosco, os primeiros a estarem nessa terra”.

Coiab
A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia, que foi homenageada na Câmara dos Deputados, realiza mais de 30 projetos em defesa dos direitos indígenas, trabalhando na formulação e fortalecimento de políticas públicas, formação de líderes e técnicos, e desenvolvimento de ações que beneficiam a infância e juventude indígena.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Eliane Xunakalo: “Estamos resistindo desde a invasão de 1500”

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Ana Chalub

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo